quinta-feira, 7 de abril de 2016

Bactérias



Bactérias


Ø As bactérias são micro-organismos geralmente microscópicos, unicelulares e procariontes que pertencem ao Reino Monera. As bactérias podem ser encontradas na forma isolada ou em colônias. Podem aeróbias, anaeróbias, ou, anaeróbias facultativas. 


Estrutura celular:
Sabendo que as células bacterianas são procariontes (como foi mencionado acima) significa que não há membrana em torno do seu material genético, ou seja, o material do núcleo celular fica espalhado pelo citoplasma.

Ø Membrana e envoltórios:
·        A maioria das bactérias possui uma rígida parede celular que impede o rompimento pela entrada excessiva de água. A parede também define o formato da célula, as imagens abaixo são alguns dos tipos mais comuns.                                     Staphylococcus aureus (formato tipo coco)



 
 Bacillus (formato tipo bacilo)




Spirillum volutans (formato tipo espirilo)






Vibrio cholerae (formato tipo vibrião)

·         De acordo com a estrutura da parede são classificadas Gram-positivas ou Gram-negativas. Essa nominação refere-se a um método de coloração. Sendo aplicado o método, as Gram-positivas são ficam roxas e Gram-negativas rosas. Sendo essa diferença de coloração a consequência da estrutura da parede: a parede das bactérias Gram-positivas é composta por apenas uma camada de peptidioglicanos, já nas Gram-negativas, além dessa camada, há uma formada por lipídios e proteínas.
·       Outras bactérias têm uma cobertura glicídica, que é a cápsula, que (em bactérias patogênicas) facilita a aderência aos tecidos específicos do hospedeiro. Além disso, proporciona proteção contra vírus bacteriófagos, anticorpos do sistema imunitário e dessecação, pois são resistentes à água.


Ø Flagelos e pili:

    ·     Ancorados à membrana e à parede celular, um flagelo é um longo filamento protéico que é capaz de girar, o que permite a movimentação da célula.     
·       Várias bactérias patogênicas têm em sua superfície a pili, que são fibras proteicas curtas e finas, que podem ajudar na adesão a tecidos hospedeiros. Há diversos tipos de pili, como os pili sexuais que permitem a troca de plasmídios durante a conjugação.


Legenda:F- Flagelo   P-Pili



Ø  Organização do citoplasma: 
·  Citoplasma tem aparência granular devido a presença dos ribossomos. Também estão presentes grânulos de substâncias de reserva, além de aminoácidos, proteínas, sais e outras substâncias.
·  Não há organelas membranosas.
·  Em alguns casos a membrana parece formar invaginações, que são dominadas mesossomos.

ØMaterial genético:
·       No nucleoide encontra-se um cromossomo circular denominado de DNA.
·      O DNA contém informações necessárias à codificação das proteínas bacterianas e que sofre replicação antes da divisão celular.
·      Podem apresentar um número variável de plasmídios, cujos genes podem trazer vantagens à bactéria.





Protozoários


PROTOZOÁRIOS

Ø Os protozoários são organismos unicelulares, eucarióticos e que apresentam nutrição heterotrófica.Apesar de ser um termo bastante usado, não apresenta nenhum valor taxonômico, sendo considerado, portanto, um agrupamento artificial.Há algumas espécies pluricelulares, mas que mais não são que aglomerados de células, sem chegarem ao nível da formação de tecidos.
Ø Os protozoários, em sua grande maioria, apresentam vida livre e são encontrados em diferentes ambientes aquáticos e úmidos. Existem espécies que vivem em associaçãocom outros organismos, como é o caso dos parasitas. Entre as doenças humanas causadas por protozoários, podemos citar a amebíase, tricomoníase, toxoplasmose, leishmaniose, doença de Chagas e malária.
Ø Os protozoários encontram-se presentes na maioria dos meios do planeta desde que disponha de uma quantidade mínima de líquido através do qual possam deslocar-se. Constituem o elemento primário do plâncton (zooplâncton) o qual, juntamente com o formado pelos organismos vegetais (fitoplâncton) é a base das cadeias tróficas oceânicas.


 ESTRUTURA:

Ø A forma destes animais pode ser constante ou variável; dispõem de prolongamentos citoplasmáticos (pseudópodes – ex.: amiba) ou estruturas mais ou menos rígidas (cílios ou flagelos) que servem para a deslocação e também para a obtenção de alimentos.
Ø No interior do corpo, dispõem de diversos orgânulos que desempenham distintas funções. Em muitos deles existe uma abertura na membrana celular que serve para a entrada dos alimentos (citostoma) e que por vezes se prolonga numa espécie de faringe (citofaringe).


CLASSIFICAÇÃO:

Ø De acordo com o tipo de locomoção e de reprodução, os protozoários podem ser classificados em: Rizópodes, Flagelados, Ciliados e Esporozoários.
· Rizópodes: Locomovem-se por pseudópodes e se reproduzem por cissiparidade. Exemplos: amebas.
Ameba.


· Flagelados: Locomovem-se por flagelos e se reproduzem por cissiparidade. Os flagelos são longos filamentos em pequeno número, geralmente apenas um. Alguns flagelos apresentam pseudópodes.
Trypanosoma cruzi


· CiliadosLocomovem-se por cílios e podem se reproduzir por cissiparidade (assexuada) ou conjugação (sexuada). Os cílios são filamentos curtos e numerosos. Pode ocorrer a fusão de cílios, formando cirros, que são mais grossos, e membranelas. Exemplo: Paramecium.
Paramecium.


·  Esporozoários: São protozoários parasitas que não possuem organelas de locomoção. Sua reprodução ocorre por esporulação (assexuada) ou sexuada através de células que se diferenciam em gametas no corpo do hospedeiro. Exemplos: Plasmodium e Toxoplasma.
Esporozoário.


 REPRODUÇÃO:

Ø A reprodução na maioria dos protozoários é assexuada e faz-se por simples divisão da célula mãe em duas células filhas, ao longo de um plano longitudinal ou transversal, ou ainda, por gemação. Outros sofrem múltiplas divisões e alguns apresentam reprodução sexuada que pode ser por singamia ou por conjunção.
Ø Na ASSEXUADA os dois indivíduos fundem-se completamente um com o outro e comportam-se como se fossem gametas; 

                                    Paramécio se dividindo em dois.


Ø Na SEXUADA, os dois indivíduos participantes, que então se chamam conjugantes, unem-se transitoriamente, estabelecem uma ponte citoplasmática entre ambos e através dela trocam material do núcleo.


                                         Protozoários ciliados sem reproduzindo por conjugação.


PROTOZOOSES:

Ø As doenças causadas por protozoários, protozooses, podem ser transmitidas de diversas maneiras, portanto, é fundamental conhecer as formas de contágio para obter uma prevenção eficaz. Vejamos algumas abaixo: