Mamíferos
Características gerais:
- Endotérmicos
- Pelos revestindo o corpo
- Glândulas mamárias
- Glândulas sudoríparas
- Cérebro muito desenvolvido
- Músculo diafragma separando o tórax do abdome
- Dentes diferenciados
Diversidade:
Os mamíferos estão divididos em 3 grupos:
Marsupiais: mamíferos que possuem uma bolsa abdominal (fêmeas) conhecida como marsúpio, onde desenvolvem-se os filhotes. Mais de 280 espécies na Austrália e arredores e também nas Américas.
Placentários: a maioria dos mamíferos com desenvolvimento embrionário essencialmente na cavidade abdominal, localizados no do útero da mãe, com suporte: placenta, saco vitelínico, âmnio, cavidade amniótica e cordão umbilical. Mais de 5 mil espécies em todo o mundo, incluindo as aquáticas.
Monotremados: mamíferos que põem ovos, diferindo significativamente com os modos reprodutivos dos marsupiais e dos placentários. Vivem na Austrália e arredores. 5 espécies no total, que são 4 equidnas e o ornitorrinco.
Sistema Digestório:
O sistema digestório dos mamíferos é composto por um tubo que vai da boca ao ânus. Esse sistema constitui vários órgãos e glândulas que produzem sucos digestivos que digerem o alimento ingerido. Os restos que não foram digeridos ou aproveitados são eliminados pelo ânus sob a forma de fezes.
Reprodução:
A fecundação é interna. O macho possui dois testículos, dois epidídimos, dois canais deferentes e um pênis. Já a fêmea possui útero, vagina, genitália externa e dois ovários e ovidutos. Os monotremados são ovíparos e põem ovos parecidos com os répteis e as aves; estes são incubados até a eclosão dos filhotes; o desenvolvimento embrionário ocorre parcialmente fora do corpo da mãe. Os marsupiais são vivíparos; possuem uma gestação curta no útero e os embriões não são formados completamente; após isso, eles se arrastam até o marsúpio, onde estão localizadas as mamas; na bolsa é feito o desenvolvimento completo. Os placentários são vivíparos, e a gestação é longa; o embrião é circundado pela placenta, que o dará oxigênio e nutrientes. Nos três grupos, após o desenvolvimento, os filhotes são amamentados pelas mães.