As aves são animais vertebrados que podem ser encontrados em todos os cantos do globo terrestre, desde regiões equatoriais até o frio polar, isso porque são capazes de controlar sua própria temperatura. São bípedes (se movimentam na posição vertical, usando as extremidades inferiores para assentar no solo); ovíparos (embrião se desenvolve dentro de um ovo, em ambiente externo e sem ligação com a mãe); homeotérmicos (a temperatura corporal é mantida constante, mesmo com variação da temperatura do meio ambiente); Possuem o corpo coberto por penas; Possuem asas (grande parte das aves consegue voar com estas asas); Possuem bico (usado para pegar alimentos, quebrar, furar e até transportar); Possuem ossos pneumáticos (com presença de ar na parte interna,são ocos).
As aves não possuem a capacidade de urinar, pois não possuem bexiga para armazenar a urina. Quando consomem líquidos, principalmente água, estes vão para o intestino (local da absorção). As impurezas se transformam em urato, que saem junto com as fezes.
De acordo com estudos paleontológicos recentes, utilizando fósseis, as aves tem origem no Período Jurássico. Elas evoluíram dos dinossauros terópodes, por volta de 150 milhões de anos atrás.
As aves são encontradas em quase todas as partes do planeta. Mesmo em áreas com temperaturas extremas (desertos e pólos) podemos encontrar algumas espécies adaptadas. Porém, a maior quantidade de aves habita regiões de florestas em função da grande disponibilidades de alimentos.
A alimentação das aves é bem variada. Algumas espécies são carnívoras (urubu, gavião, águia), porém a maioria das aves se alimenta de frutos, grãos e sementes. Já os pinguins, por exemplo, possuem alimentação baseada no consumo de peixes
As aves possuem reprodução interna. A fêmea possui um ovário, enquanto o macho libera espermatozoides através dos dois testículos. A fecundação é interna e as fêmeas põem ovos que são cobertos por uma casca calcária.
Esses animais, muitas vezes, são associados ao voo, entretanto, nem todas as aves possuem essa capacidade. Chamamos de ratitas as que não são capazes de voar e de carenatas as que possuem essa habilidade.
Para que o voo aconteça de maneira satisfatória, algumas adaptações surgiram no corpo das aves, como: forma aerodinâmica, asas, penas, ossos pneumáticos, sacos aéreos, quilha, ausência dos dentes e de bexiga urinária (alguns grupos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário